Formulário CEUP ex-Moradores
Este formulário se propõe a fazer um resgate histórico da Casa do Estudante Universitário do Pará - CEUP através dos depoimentos dos moradores que pela casa passaram. Deve ser preenchido levando-se em conta a vivência a história pessoal de cada um, seu cotidiano e seus momentos na CEUP. Não será publicado os depoimentos que tiverem calúnia, difamação e ofensas a ex-moradores e à própria CEUP. Devemos mostrar o retorno social que a CEUP proporciona ao morador que sai com seu tão almejado diploma superior.
Depoimento de Tarcísio Oliveira
Qual seu nome, de qual cidade você veio e em que ano você chegou à CEUP?
Tarcísio Oliveira, sou de BRAGANÇA-PA, cheguei na CEUP em 2005.
Qual foi sua primeira impressão ao chegar na CEUP?
Ao chegar a CEUP não tive qualquer impressão que me fizesse de repente mudar de ideia de morar no espaço, pois naquele momento bastava-me um lugar pra poder residir e continuar a cursar a graduação que já havia iniciado em 2003. Com o passar dos dias comecei a construir minhas primeiras impressões sobre casa, tanto no que tange aos aspectos bons àqueles que muitos considerariam não muito confortantes para um estudante.
Qual universidade e qual curso você fez?
Estudei Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Pará.
O que a CEUP ensinou a você?
Depoimento de Orlando Nascimento
Qual seu nome, de qual cidade você veio e em que ano você chegou à CEUP?
Orlando Nascimento. Eu vim de Itaituba-sudoeste do Pará. Cheguei na CEUP em 2006
Qual foi sua primeira impressão ao chegar na CEUP?
Seria um desafio morar ali. Mas tive também a esperança de conseguir ali um espaço para me instalar, poder construir boas amizades e cursar minha faculdade.
Qual universidade e qual curso você fez?
Estudei na Universidade Federal do Pará (UFPA). Curso: letras, habilitação: INGLÊS.
O que a CEUP ensinou a você?
Ensinou a viver, aliás, a CONVIVER: a partilhar um ambiente de espaço bem limitado e delimitado com pessoas de diversas origens e orientações de vida.
Depoimento de Ramon Reis
Qual seu nome, de qual cidade você veio e em que ano você chegou à CEUP?
Ramon Pereira dos Reis, sou de Salinópolis (Salinas) - PA. Comecei a morar na CEUP em 2005.
Qual foi sua primeira impressão ao chegar na CEUP?
No primeiro momento, não prestei tanta atenção na CEUP (estrutura, localização), o fato de ter um lugar pra morar era o bastante. Fui me dando conta que morava numa Casa de Estudantes ao longo dos primeiros meses, o que me fez perceber o quanto ela (a casa) não se constituía como simples moradia, ou mero dormitório; Despir-se de qualquer tipo de preconceito deveria ser a premissa fundamental para qualquer morador; Desta feita, fazer tal movimentação que nos coloque suspensos, nem que seja por alguns minutos, refletindo e compreendendo moradores, ex-moradores e a própria casa, é promissor. Instigante ou não, trata-se de um lugar surpreendente na chegada, estada e saída: é sempre difícil chegar, inconstante permanecer e, para alguns, é quase "sofredor" "cortar o cordão umbilical". Para além do famigerado "choque" inicial, minhas primeiras impressões foram boas, não fossem as agruras (inevitáveis) de um viver na CEUP, o que pode ser reverberado para as agruras de um viver no mundo diante de imensuráveis contingências e agenciamentos.