Formulário CEUP ex-Moradores 

 

Este formulário se propõe a fazer um resgate histórico da Casa do Estudante Universitário do Pará - CEUP através dos depoimentos dos moradores que pela casa passaram. Deve ser preenchido levando-se em conta a vivência a história pessoal de cada um, seu cotidiano e seus momentos na CEUP. Não será publicado os depoimentos que tiverem calúnia, difamação e ofensas a ex-moradores e à própria CEUP. Devemos mostrar o retorno social que a CEUP proporciona ao morador que sai com seu tão almejado diploma superior. 

 

Depoimento de Deise Abreu

Qual seu nome, de qual cidade você veio e em que ano você chegou à CEUP?

Meu nome é Deise Abreu (o face é do meu esposo), sou do Oeste do Pará (Santarém), cheguei à CEUP em 2004.

Qual foi sua primeira impressão ao chegar na CEUP?

MUITA BAGUNÇA!

Qual universidade e qual curso você fez?

UFPa - Medicina.

O que a CEUP ensinou à você?

Perseverança, resiliência, respeito ...

Pra você, qual foi o significado cultural e social que a CEUP proporcionou para a sua vida?

Socialmente, a CEUP ajuda pessoas que, de outra forma, não poderiam se deslocar para Belém para estudar. Culturalmente, você encontra gente de todo lugar, com credos diferentes, histórias diferentes, objetivos diferentes... É enriquecedor!

Quais foram os bons e maus momentos que você viveu ou presenciou na CEUP?

Maus momentos? Se pensar que tudo contribui para o nosso crescimento, então, a CEUP é a melhor escola do mundo, ensinando lições valiosas... Entrar na CEUP é estranho (um lugar bem diferente), sair de lá é super contraditório: estamos felizes pelas vitórias alcançadas e melancólicos por deixar um lugar tão suigêneres... Acredito que a CEUP seja o lugar em Belém com mais sonhos por metro quadrado!

Em que ano você saiu da CEUP e do que você mais sentiu falta ao sair?

Saí em 2009. Senti falta de alguns amigos (uns que saíram antes de mim, outros que lá ficaram).

Na sua opinião, qual o maior retorno social que a CEUP oferece à sociedade?

Nós somos o retorno...

Atualmente, o que você faz da vida? Em que ramo trabalha?

Trabalho em Óbidos (Oeste do Pará), na atenção básica do município, e estou tentando fazer um pouco pela região que tanto fez por mim (ensino gratuito, moradia).

Algo a mais que desejaria acrescentar?

Ser CEUPano Ser CEUPano, pra começar, é ser desafortunado. Pelo menos no sentido mais habitual de fortuna. E, neste mundo, onde quase tudo é comprado, Ser CEUPano é mesmo uma vida dura! Ser CEUPano é viver em contradição. Quando não, é, pelo menos, experimentar essa dicotomia: Querer muito morar na casa, E, desejar visceralmente, ir embora um dia! Ser CEUPano é fazer fila... Pra tomar banho, pra pegar cesta, pra conseguir máquina de lavar... É, de fato, engolir um sapo todo santo dia, Esgueirando-se pelo quarto para se trocar! Ser CEUPano é quase não ter espaço, E ter esse “quase espaço” sempre invadido. É aprender dividir um pequeno quarto, Com algum desconhecido! Ser CEUPano é tomar banho em banheiro sujo. É fazer mutirão pra limpar a casa. CEUPano lava, passa, cozinha, faz tudo... Mas também tem CEUPano que quase não faz nada! Ser CEUPano é comer arroz pra caramba. É ter leite só no começo do mês, É se convencer de que comer miojo não cansa, E, por fim, acostumar-se com a escassez! Ser CEUPano é fazer festa. Afinal, a vida merece ser comemorada. É arriscar-se a levar um ovo na testa, Jogando na quadra de madrugada! Ser CEUPano é aprimorar-se... A casa ensina e, quem é esperto, aprende. E, na verdade, viver, per se, já é uma arte. E, ser CEUPano, é só mais um aprendizado pra gente! Não deve existir situação outra, tão peculiar... Somos um microcosmo entre a 16 e a São Francisco. CEUPano, no mínimo, torna-se perito na arte de se relacionar. CEUPano tem lar, e não apenas um abrigo! Deise Abreu.

Deixe uma mensagem aos moradores atuais da CEUP.

A experiência que se acumula na CEUP deve fazer dela (a casa) uma página importantíssima em nossas vidas. Uma página a ser lida e relida sempre!

Deseja deixar contatos? (facebook, twitter, e-mail)...

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deseja adicionar uma foto às suas repostas? se sim, envie a foto para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Compartilhe esta notícia...

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Copyright © 2021 Casa do Estudante Universitário do Pará - CEUP. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0